Sobre

OBJETIVOS
O Depósito Digital de Jornais (DDJ) tem como objetivo fundamental constituir um repositório destinado a facilitar o cumprimento, pelas  entidades proprietárias de jornais, da obrigação de Depósito Legal, através de um mecanismo de auto-depósito dos respetivos fascículos em formato digital, dispensando-as da obrigação de depósito do formato impresso. 
Simples de utilizar e de adesão voluntária, o sistema DDJ, para além de permitir eliminar o tempo e despesas associadas ao depósito e gestão da edição em papel, visa também:
  •  Garantir a conservação a longo prazo dos conteúdos de jornais; 
  •  Poder abranger jornais que só se publicam digitalmente e, por isso, não estão atualmente cobertos pela obrigação de depósito legal;
  •  Facilitar o acesso online aos jornais, nos termos e condições que sejam especificamente definidos pelos seus proprietários.

ÂMBITO
Destinado numa primeira fase aos jornais da imprensa regional, pretende-se que o sistema evolua, no médio prazo, para acolher o depósito digital de quaisquer jornais publicados em Portugal.  

COMO FUNCIONA

Para entidades depositantes
Após registo prévio e obtenção de autenticação, o sistema disponibiliza às entidades proprietárias um interface para registar cada título de jornal que será objeto de depósito digital e para realizar o upload dos respetivos fascículos em formato PDFA.   
A administração do sistema valida os registos de entidade e de títulos de jornais a depositar, assim como notifica os depositantes de cada depósito efetuado e respetiva colocação em arquivo digital. Em qualquer altura é possível o depósito e integração de números retrospetivos, designadamente digitalizados, quer pela BNP quer pela entidade proprietária, no sentido de reunir o património completo de um jornal.   
A entidade depositante tem acesso, integral e a todo o momento, à informação depositada do(s) seu(s) título(s), podendo requerer cópia dos respetivos ficheiros.  

Para o público
Para o público, o sistema DDJ disponibiliza acesso livre à informação sobre os jornais depositados. O acesso online aos ficheiros depositados é condicionado a um período de embargo ou livre, em função das regras nesta matéria definidas para cada jornal.

COMO PARTICIPAR
O sistema DDJ é de adesão voluntária e pressupõe a assinatura de um Acordo com a Biblioteca Nacional de Portugal, onde são estabelecidos os termos e condições do depósito digital e do acesso público aos jornais depositados. Ver modelo de Acordo aqui.
A equipa de administração DDJ está disponível para demonstrações e apoio personalizado via Teams. Para mais informações ou apoio contactar ddj@bnportugal.gov.pt.